Muitos alunos têm dificuldades em interpretar e construir gráficos. Para uma melhor visualização do mesmo, acredito que seja necessário explorar o tema por diversas maneiras, em sala (abordagem sem instrumentos adequados, construir a reta a mão-livre, ou seja, dessa forma foi discutido que para traçar uma reta são suficientes dois pontos), o uso de folha quadriculada para que o aluno visualize o gráfico da função do 1º grau e perceba que será uma reta) e o uso do Laboratório de Informática (uso do Graphmath para confeccionar o gráfico).
Foi feito um trabalho por mim e pelo professor Marcos Paulo com as turmas 1001 e 1003. O objetivo foi desenvolver um conhecimento sobre gráfico, em especial da função do 1º grau, nos alunos do 1º ano do Ensino Médio, ao invés deles atuarem de forma mecânica e emergencial, apenas para fazer provas, sem entender o assunto. A meta é que o aluno tenha a visualização da representação de diversas formas, para que uma fique armazenada na sua mente.
Na semana seguinte à atividade, os alunos já demonstravam, em sua maioria, mais conhecimento sobre gráficos.
O Laboratório de Informática permitiu que os alunos estudassem completamente os elementos do gráfico da função de 1º grau. Obviamente que uma sala com computadores não resolveria o problema, é evidente que é preciso que haja um servidor público comprometido lá. Através da ajuda do professor Marcos Paulo, conheci o software utilizado e pude criar um roteiro que ajudasse os alunos. Agradeço a ajuda do mesmo.
Autora: Professora Mônica Almeida
Nenhum comentário:
Postar um comentário