segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

XADREZ HUMANO


É possível saber mais sobre uma sociedade analisando os jogos que ela criou. Os primeiros jogos de tabuleiro surgiram há cerca de 4000 anos em civilizações como Egito e Mesopotâmia. Foram muito populares na Grécia e em Roma de onde se espalharam por toda Europa e depois para a América. Somente a partir do sec. XIX se tornaram produtos de massa devido ao surgimento da classe média, que tinha mais tempo para o lazer.
A partir da década de 1980 os jogos de tabuleiro perderam muitos da sua popularidade devido aos jogos eletrônicos, mas, nos últimos anos voltaram a conquistar muitos adeptos. Um dos motivos é seu alto índice de interação entre os jogadores.

Para os alunos os benefícios dos jogos de tabuleiros são inúmeros: interação com outros jogadores, desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico, treinamento da memória, etc.

O professor de Educação Física Rafael desenvolveu um projeto de xadrez com suas turmas do ensino médio. Primeiro ele ensinou aos alunos as regras do jogo e algumas táticas básicas. Depois colocou os alunos para jogar uns contra os outros em xadrez de tabuleiros e também levou os alunos ao laboratório de informática. No laboratório os alunos puderam jogar contra a inteligência artificial e a primorar sua técnica. Além de jogar xadrez pelo computador, os alunos assistiram vídeos tutorias de xadrez, selecionados pelo Multiplicador Tecnológico.

No final do projeto os alunos desenvolveram um xadrez humano, onde os alunos foram as próprias peças do jogo. Além da diversão houve muito aprendizado neste projeto.

Sites utilizados nas aulas do laboratório de informática:


Nenhum comentário:

Postar um comentário